Pista, camarote e área VIP: como dividir estes espaços?

nomenalista/ março 30, 2017/ Dicas/ 0 comentários

Está montando ou reformando uma casa noturna? Veja quais são as divisões mais recomendadas para posicionar a pista, camarotes e área VIP.

Quando se planeja a divisão dos ambientes em uma casa noturna, alguns fatores importantes precisam ser levados em consideração.

Normalmente os ambientes foram ou serão planejados no projeto de engenharia e arquitetura. Podem, claro, haver ambientes flexíveis, entretanto, pré-definidos por este projeto de acordo com as finalidades que terão.

Dessa forma, há maior liberdade para o gerente ou produtor organizar os espaços de acordo com o evento que fará; quantidade de pessoas prevista; tipo de som, etc.

Se você pegou um ambiente pronto que já era utilizado para este fim e deseja modificá-lo só para dar um “upgrade”, analise bem se a posição da pista, da área VIP e dos camarotes realmente precisa ser alterada.

Normalmente, pista de dança e camarotes são os espaços básicos para interação dos clientes em uma casa noturna. Já a área VIP pode não ser necessária. Vai depender dos tipos de eventos que forem realizados e do público que recebe.

Pista, camarote e área vip

Dividindo os espaços da Pista à Área Vip

A pista de dança

A pista deve ficar localizada ao centro da sala. Independente de quantos espaços a casa tiver, em qualquer um deles que tiver pista de dança, é recomendado que ela fique ao centro e abaixo dos camarotes.

As principais razões para essa localização são:

  • A engenharia de som obterá melhor resultado podendo instalar as caixas de som em torno da pista toda;
  • Para que os camarotes tenham uma boa visão da pista;
  • Para que as pessoas tenham fácil acesso à pista de dança, partindo de qualquer ambiente da casa.

Os camarotes

Seguindo a lógica da pista de dança, os camarotes devem ficar em uma posição elevada e ocupando espaços em volta da pista. Quem paga mais para ficar num camarote, deseja ter uma boa visão de todo o ambiente e quer ser visto também.

Se tiver um palco em frente à pista, é mais um motivo importante para os camarotes ficarem elevados e contornando toda a sala. Os que ficarem elevados, de frente para o palco e para toda a pista, podem ter um valor agregado maior, pois de lá a qualidade do som e a visibilidade aumentam.

Todos eles devem oferecem boa visibilidade do palco. Evite que algum deles fique ao lado do palco, prejudicando a visibilidade da atração. Prefira ocupar estes espaços nas laterais para os camarins.

Para dar mais uma exclusividade aos camarotes, é interessante que tenham banheiros e bares bem próximos. Assim, o consumo também será maior, pois as pessoas não necessitam ir tão longe para pegar mais bebidas. Se houver condição de ter garçons circulando para servi-las, melhor ainda.

A pista ou área VIP

Pista VIP e área VIP podem ser consideradas duas coisas diferentes: a pista VIP é para shows, enquanto a área VIP pode ser um camarote especial. Mas há quem dê a mesma finalidade aos dois nomes.

Considerando a pista VIP para shows, sua localização ideal é à frente da pista normal, no mesmo nível de solo. O objetivo é que as pessoas que comprarem a pista VIP paguem mais para ficar mais perto do palco.

Este fator não condiz com a qualidade do som, afinal de contas, o melhor local para se ouvir o som com qualidade é na mesa técnica ou ao lado dela. Mas dificilmente as pessoas se preocupam com isso, querem ficar perto da atração.

Para separar as duas pistas, a melhor opção são as barreiras móveis. Elas são coringas para quando não houver shows, poder aumentar o espaço da pista normal.

Além disso, quando contabilizar o público previsto para determinado evento, poderá aumentar ou reduzir com facilidade o tamanho da pista VIP.

Quando falamos em área VIP nas baladas, podem ser uma mistura de camarote com pista VIP. São elevados e, ao mesmo tempo, mais próximos do palco.

Nem todos os produtores de eventos e gerentes de casa concordam com essa definição, mas existe a possibilidade de você agregar mais valor a um espaço como este. Dessa forma, reserve os dois camarotes mais próximos do palco para criar as áreas VIP.

Nestes espaços, você pode cobrar um valor superior e oferecer ainda mais conforto e exclusividade aos clientes.

Mesa de som

Quando falamos que o melhor local para se ouvir bem o som do palco é na mesa técnica ou ao lado dela, deve-se considerar que a mesa de som precisa ficar de frente para o palco. Nunca ao lado!

Já a distância será muito relativa ao tamanho do ambiente. O ideal é contratar um engenheiro de som para realizar os cálculos dessa distância. Ele irá indicar a quantidade e a potência ideais dos equipamentos para obter um som de qualidade e dentro das normas legais.

Viu quanta coisa a se pensar? Não basta dividir os espaços conforme o que parece ser mais bonito. Faz parte de uma boa produção de eventos utilizar estas estratégias para oferecer mais conforto aos clientes e aumentar seus lucros.

E se ainda restou alguma dúvida, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta