5 dicas básicas para realizar eventos sustentáveis
Você sabe o que a sua festa e a sustentabilidade do planeta têm em comum? Descubra como fazer eventos sustentáveis usando a responsabilidade socioambiental.
A princípio você pode estranhar a relação entre uma festa na sua casa noturna e a sustentabilidade do planeta, certo?
Então, hoje, vamos mostrar como elas têm tudo a ver. E ainda dar dicas para você agregar mais valor à organização de eventos, trabalhando com responsabilidade socioambiental.
Eventos sustentáveis estão em alta
Como você sabe, a sustentabilidade é muito valorizada nos dias atuais. De fato, nosso planeta passa por um período preocupante. Aumento da população, excesso de poluição na atmosfera, contaminação dos lençóis freáticos e o tão falado aquecimento global.
Tudo isso parece estar longe de nós, mas a verdade é que faz parte do nosso dia a dia e todos somos responsáveis pela situação.
Mas o que você pode fazer a respeito, sem deixar de realizar seus eventos e continuar oferecendo entretenimento de alta qualidade para o seu público?
Simples: faça o que muitos produtores de eventos já estão fazendo, inclusive, agregando valor à casa noturna e aumentando sua credibilidade. Produzindo eventos sustentáveis!
#1 – Reduza ao máximo o uso de papel
Hoje em dia, com tantas tecnologias à disposição, é possível substituir praticamente todo os papéis.
- Utilize nos caixas e para as anotações de modo geral, mini tablets ou terminais de autoatendimento e de pedidos automatizados.
- As listas de entrada no evento podem ser substituídas por plataformas de nome na lista. Elas permitem que o próprio cliente faça sua confirmação na festa através do site.
- Até mesmo os papéis para secar as mãos podem ser substituídos por secadores de mãos com ar quente ou frio.
#2. Utilize ingressos digitais
Os ingressos digitais não necessitam ser impressos. A compra é feita online e na entrada do evento o nome e dados do cliente já estarão registrados no sistema da casa. É preciso apenas o documento de identificação ou de um comprovante que a pessoa pode ter no celular.
#3. Implemente comandas eletrônicas
As comandas eletrônicas são uma excelente opção. E não apenas para evitar o acúmulo de papéis e a produção desnecessária de resíduos descartados.
Elas também oferecem maior segurança tanto para a casa noturna quanto para o cliente, que não sofrerão prejuízos com uma eventual perda da comanda em papel ou erro humano na hora de contabilizar o total a pagar. Veja aqui como elas funcionam.
#4 – Economize energia elétrica
Tudo bem que uma casa noturna utiliza uma grande quantidade de lâmpadas, mas convenhamos que o LED é o favorito e o mais econômico, certo? Além de oferecer uma grande diversidade de cores e tamanhos, sendo ideais para este fim.
De fato, mesmo para as áreas de serviço, não há qualquer necessidade de uso das lâmpadas incandescentes.
Se você puder fazer um investimento maior, aposte na instalação de painéis de energia solar. Apesar de um investimento inicial alto, você pode dividir com os vizinhos (caso tenha). Eles oferecem uma economia incrível a longo prazo. Valem muito à pena.
#5. Recicle o lixo produzido na festa
Todo o vidro, alumínio e plástico utilizado durante a festa podem se tornar lixo reciclável. Você pode tirar uma grana vendendo para empresas de reciclagem ou, se quiser aproveitar para fazer uma boa ação (nada mal, né?), ajudando os catadores de latas a aumentarem sua renda.
Outra ideia bem interessante para fins de filantropia é recolher os lacres das latas de alumínio e juntar para entregar a um posto de coleta para uma campanha super legal chamada Lacre Solidário.
Ela acontece todos os anos e no final de cada ciclo, o dinheiro arrecadado com a venda dos lacres é trocado por cadeiras de rodas para pessoas físicas e entidades que necessitam. Conheça mais sobre a campanha!
Enfim, ideias não faltam para sua casa noturna começar a praticar eventos sustentáveis e, de quebra, trazer muitos benefícios para todos da organização do evento, os clientes que participam, a sociedade e o meio ambiente.
Afinal, em um planeta “sem saúde” não há como fazer festa.
E por fim, se você quiser conhecer mais sobre a plataforma Nome na Lista, acesse agora mesmo!