7 motivos para conhecer a fundo o público-alvo de seus eventos

nomenalista/ janeiro 23, 2017/ Dicas/ 0 comentários

Saber “para quem” você está produzindo um evento é fundamental para que ele seja um sucesso. Descubra o por que, com 7 motivos para conhecer a fundo o público alvo de seus eventos.

Quando você planeja um evento em sua casa noturna e cria os detalhes dele na sua mente, qual é a imagem que melhor representa uma noite de sucesso para você? Provavelmente, a de muitas pessoas dançando, conversando e se divertindo, tudo ocorrendo bem, certo? Portanto, definir qual é o público alvo de seus eventos é o seu principal interesse.

Pois este é o ponto de partida para você ser assertivo em todos os aspectos e ter uma poderosa ferramenta para planejar as próximas produções de eventos com ainda mais profissionalismo e lucro.

Você já definiu o público alvo de seus eventos?

Conheça o público alvo de seus eventos

O público-alvo é um grupo de pessoas com determinadas características em comum, especialmente as que despertam afinidade e interesse no seu produto ou serviço.

Para identificar qual é o seu, algumas perguntas a fazer para si mesmo ou com a colaboração de uma equipe, podem ser:

  • Qual o gênero do meu público?
  • Qual é a idade média?
  • Qual a classe social – estilo de vida?
  • O que esperam encontrar em minha casa noturna?
  • Quanto estão dispostos a gastar?

Definidas as características do seu público-alvo de acordo com as necessidades e ofertas do seu evento, tudo fica mais claro para agir com objetividade. Não economize nas perguntas, refine seu público o máximo que puder.

Agora, vamos aos motivos para conhecer a fundo o seu público-alvo de seus eventos. Descobrindo seus hábitos, seus gostos, interesses, use essas informações a favor da qualidade de sua festa.

#1 – Definir melhor e mais rápido as necessidades do evento ou atração

Conhecendo o público-alvo que você definiu para o seu evento, então você pode iniciar os cálculos para melhor atendê-lo:

  • Quem e quantas serão as atrações de acordo com a temática (banda, dj, artistas, brinquedos, etc.);
  • Quantidade e variedade de bebidas;
  • Equipes terceirizadas a contratar (limpeza, bar, caixa, segurança);
  • Estruturas a alugar (cenários, som, luz) e tudo que for necessário para o seu evento acontecer.

#2 – Criar a estratégia geral de comunicação

Sabendo quem são as pessoas interessadas no tipo de evento que você planejou, você saberá onde encontrá-las e poderá desenvolver (de preferência com o apoio de uma equipe especializada) uma estratégia de comunicação completa (online e offline) para atrair seu público.

#3 – Criar a estratégia de marketing digital

Sabe quando você conta a alguém sobre um evento que bombou e a pessoa diz que queria muito ter ido se soubesse que teria? Às vezes pode ser aquela desculpa básica, mas, vale pensar a respeito:

“Por que nenhuma informação sobre o evento chegou até ela? A estratégia digital deixou uma brecha? Será que tenho um novo público e deveria começar a investir?”

Para qualquer uma dessas questões, ter um público-alvo bem definido e atualizado é a melhor opção. Assim você pode pesquisar e detectar rapidamente uma oportunidade de otimização da sua estratégia de marketing digital, que hoje em dia é uma das principais aliadas na divulgação de eventos.

#4 – Antecipar oportunidades e possíveis transtornos

Quando você sabe a fundo em quem está focando, conhece suas características e consegue evitar aquele pensamento depois do evento:

“Se eu soubesse que esse público gostava disso ou daquilo teria feito diferente…”.

Afinal, nada melhor do que acordar com a mente tranquila no dia seguinte, sabendo que tudo ocorreu como o planejado, não é mesmo?

#5 – Manter-se atualizado sobre o mercado e mudanças do seu público-alvo

Tanto o mercado quanto o interesse das pessoas têm mudado em alta velocidade. Por isso, você precisa estar sempre ligado nas novidades.

Eventos, decoração, música, tecnologia (apps para o gerenciamento do evento), tendências e tudo mais que envolve este universo. Assim, você garante um evento de sucesso que supere a expectativa do seu público.

#6 – Garantir boa reputação no mercado e com o cliente

Fazer o evento conforme a lei e seguindo o planejamento (confiando nos dados levantados sobre seu público-alvo e as necessidades do evento) é possível conquistar a confiança de todos, desde os serviços contratados até o público.

A boa reputação de uma empresa ou casa de eventos está diretamente ligada à sua organização, agilidade e atenção nos detalhes.

#7 – Trabalhar com organização e eficiência

Quando você trabalha com base em resultados de pesquisas bem feitas e possui boas ferramentas para te auxiliar, os processos ficam mais harmoniosos e as decisões mais assertivas.

Lembre-se que toda a equipe envolvida precisa estar trabalhando na mesma sintonia. Assim, cada um cumpre o seu papel com excelência e você pode monitorar tudo o que está acontecendo em tempo real.

Estes foram os motivos para conhecer a fundo o público alvo de seus eventos e ter mais sucesso em suas produções. Este artigo foi útil para você? Deixe suas dúvidas e comentários e continue acompanhando nossas dicas!

Deixe uma resposta